Blog AGP Pesquisas


Balanço da Black Friday de 2017

Balanço da Black Friday de 2017

Mesmo com o aumento do número de vendas, o comportamento do consumidor mudou

Em menos de um mês, os resultados da Black Friday de 2017 já começam a aparecer no varejo brasileiro. Segundo uma pesquisa da Ebit, que mede a reputação das lojas virtuais, o volume de vendas nos e-commerce cresceu em 10,3% na data em relação ao ano anterior, movimentando R$ 2,1 bilhões.

Entretanto, pode ser notada uma mudança no comportamento do consumidor: mesmo com o volume de vendas maior, os gastos foram menores, ou seja, a população optou por produtos mais baratos. Ainda segundo a Ebit, o gasto médio dos consumidores caiu de R$ 580 para R$ 562.

O vaivém do mercado e as mudanças frequentes no comportamento do consumidor só mostram o quanto é importante que o varejista fique de olho nesse movimento para traçar estratégias e planejar as novas ações. “Para obter resultados positivos nos negócios, é fundamental conhecer o comportamento dos consumidores e suas pretensões de compra”, afirma Aécio Larrubia, sócio-proprietário da AGP Pesquisas.

Feedback, a chave para os próximos passos

Quando se trata de vendas sazonais, como o período de Black Friday, outro ponto importante a ser levado em consideração é o número de reclamações registradas no período. Quer melhor maneira de aperfeiçoar sua empresa que não seja ouvindo o que seu cliente pensa dela? De acordo com o Reclame Aqui, site especializado nas reclamações dos consumidores, as insatisfações pós-Black Friday cresceram 17% em relação ao ano passado. Entre as principais críticas estão propaganda enganosa (13,5%), problemas na finalização da compra (9,6%) e mudança de valores (8,8%).

Quer se preparar para a próxima Black Friday? Conheça melhor seu público! Para isso, você pode contar com um dos produtos da AGP Pesquisas, fazer um cronograma de pesquisas de satisfação e ter acesso às informações necessárias para a tomada de decisões em sua empresa.