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Como é definido o tamanho da amostra de uma pesquisa?

Como é definido o tamanho da amostra de uma pesquisa?

Respondemos as dúvidas mais comuns que os clientes têm antes de fazer uma pesquisa

 Ao solicitar uma pesquisa, todo cliente sabe qual seu objetivo, mas, por ser um assunto técnico, sempre fica a dúvida quanto a amostragem ideal para se obter resultados satisfatórios. Para orientar melhor sobre este assunto, um dos sócios da AGP Pesquisas, Antonio Perina, respondeu as dúvidas mais comuns que os clientes têm antes de fazer uma pesquisa. Confira.

AGP: Como é definido o perfil de amostragem?
Antonio: O perfil da amostra é normalmente definido pelo próprio cliente antes de iniciar o projeto. Geralmente, o cliente apresenta o público-alvo de seu estudo, e, a partir desta informação, calculamos a amostra mais adequada para a pesquisa.

AGP: Quais são os tipos de amostragem?
Antonio: São vários. Os principais são: amostragem aleatória (escolha de pessoas ao acaso), amostragem estratificada (quando a população é dividida por estratos e se deseja dar pesos proporcionais a cada um deles), amostragem sistemática (as pessoas são definidas através de uma contagem simples, por exemplo, entrevistaremos o responsável de 1 a cada 3 casas) e amostragem por conglomerados (agrupamento de regiões, bairros e cidades, por exemplo).

AGP: Como é definido o tamanho da amostragem?
Antonio: O tamanho leva em consideração a margem de erro desejada, o nível de confiança desejado e a técnica de amostragem escolhida. Esses três fatores são levados em consideração em uma fórmula, que determina qual deve ser a amostra mínima a ser atingida na pesquisa.

AGP: Como é representada a margem de erro?
Antônio: A margem de erro é o item das pesquisas que o pessoal mais comenta (ainda mais agora, em época de eleição). É o famoso “X pontos para mais ou para menos”.
Normalmente é a variável onde há maior flexibilidade de acordo com o desejo do cliente e a complexidade do tema a ser investigado.

AGP: Qual nível de confiança no resultado da pesquisa amostral?
Antonio: No padrão de mercado e da literatura estatística este nível é fixo em 95%. Porém há variáveis, alguns projetos toleram 90% de confiança e alguns da área farmacêutica, por exemplo, são obrigatoriamente 99%.

Se você ainda tiver dúvidas sobre a amostra ideal para uma pesquisa, entre em contato com a AGP Pesquisas que trabalha para oferecer informações e dados relevantes e seguros para a condução dos negócios.