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Como está a imagem e a reputação da sua marca?

Como está a imagem e a reputação da sua marca?

Quando se trata de reputação da marca nem tudo é o que parece: você sabe efetivamente o que as pessoas pensam da sua marca?

Ter uma imagem positiva no mercado é o objetivo de toda marca. Mas, se por um lado construir uma boa reputação da marca pode levar anos, por outro, basta um boato, um post (já que estamos na era das redes sociais), um comentário ou um vídeo para que esta reputação seja destruída. Há uma célebre frase do investidor americano, Warren Buffett, que resume essa fragilidade da reputação empresarial: “São necessários 20 anos para se construir uma reputação e 5 minutos para arruiná-la. Se você pensar nisso, você fará as coisas de um modo diferente”.

E quando se trata da imagem de uma empresa, há uma série de nuances e grupos relacionados a ela que devem ser levados em consideração. Desde a saúde da relação que uma empresa tem com seus fornecedores, ao posicionamento junto aos stakeholders e o modelo de trabalho desenvolvido com os colaboradores. Neste ponto, é fundamental analisar que a relação com a força profissional de uma empresa não fica apenas entre quatro paredes e, sim, deve ser um dos pilares de posicionamento das marcas. A visibilidade dessas relações é tanta e o impacto na opinião pública é tamanho que, de acordo com o American Customer Satisfaction Index, indicador econômico que mede a satisfação dos consumidores nos Estados Unidos, empresas que investem na sua marca empregadora foram encontradas duas vezes mais do que as outras.

Outros fatores como ambiente cultural e estrutura tecnológica também impactam nesta representatividade, pois segundo o mesmo índice, empresas que mantêm investimentos em espaço físico, apresentam receita média duas vezes maior e lucro médio quatro vezes superior. Os consumidores consideram uma enorme variedade de critérios, responsável por gerar associações positivas ou negativas. Dentre elas está o clima organizacional e as condições de trabalho da empresa. Quantas pessoas você já ouviu falar que não compram mais na Zara, por exemplo, após as conhecidas denúncias de trabalho escravo? O boca a boca dos consumidores faz toda a diferença no fluxo de vendas e impacta diretamente nos lucros.

Ao contratar uma pesquisa de clima organizacional e uma pesquisa de mercado com a AGP Pesquisas, você consegue avaliar estes dois pilares: o clima diante dos profissionais da sua empresa e a imagem que ela transmite ao público-alvo, assim é possível fazer uma análise 360°, para então iniciar um trabalho de consolidação de imagem ou a construção de uma reputação positiva.