Blog AGP Pesquisas


Consumidores pretendem reduzir gastos em 2018

Consumidores pretendem reduzir gastos em 2018

Segundo pesquisa, 48% dos entrevistados querem economizar neste ano

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nos estados de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Belém, Goiânia e Manaus, mostrou que 48% dos entrevistados pretendem reduzir os gastos em 2018. Dentre os principais motivos para essa afirmação, destacam-se as altas taxas de desemprego (18%) e o aumento dos produtos no mercado (24%).

Para os entrevistados, na hora da compra, os gastos desnecessários devem ficar para trás, e o que valerá são os itens essenciais. A pesquisa ainda revelou quais segmentos de produtos serão os mais requisitados pelos consumidores. São eles:

1) Roupas, calçados e acessórios (27%).
2) Remédios (17%).
3) Recarga de celular (13%).
4) Perfumes e cosméticos (10%).
5) Móveis (8%).

Orçamento apertado

O estudo também mostrou que somente 13% dos consumidores conseguiram chegar ao final do ano passado com sobra no orçamento, e que 38% chegaram com as contas em atraso. Diante desse cenário, a grande pergunta é: o que as empresas farão para continuar vendendo, as pessoas, comprando, e a economia, girando?

É preciso, em primeiro lugar, conhecer os públicos da empresa, tanto o público-alvo quanto os atuais consumidores. E apurar questões como expectativas de preço, produto, atendimento etc., além da visão dos consumidores sobre o que a empresa já tem formatado atualmente. Só em posse desse panorama, aliado aos relatórios e às projeções financeiras, é possível partir para um planejamento assertivo.

A AGP Pesquisas tem todo o know-how para estruturar esse tipo de análise em uma empresa. Com o trabalho desempenhado por nossa equipe de estatísticos, é possível avaliar onde seu produto/serviço tem mais popularidade e aceitação. Essa análise de dados também possibilita medir qual o preço mínimo que você pode vender seu produto/serviço para, assim, conseguir manter o sucesso nas vendas.