Blog AGP Pesquisas


A crise e o consumo no Brasil

A crise e o consumo no Brasil

Como as pesquisas de mercado podem te ajudar a driblar as mudanças de comportamento do consumidor brasileiro

A nova edição do 360° Consumer View, identificou que 15 milhões de lares brasileiros entraram novamente em crise no ano de 2018, elevando o total de domicílios impactados para 27 milhões. Este tipo de pesquisa de mercado mostra que o consumidor brasileiro ficou mais cauteloso, o que impulsionou a busca por rendas alternativas. Tudo no objetivo de se adaptar a um orçamento restrito, porém, esta mudança de comportamento acabou impactando significativamente o mercado.

De acordo com o estudo, 22% dos brasileiros reduziram os gastos, enquanto 67% estão endividados no cartão de crédito e 12% recorreram ao crédito consignado. As grandes marcas foram as que mais sentiram esta mudança, afinal 38% dos entrevistados passaram a trocar as marcas consumidas.

Para 2019, o cenário ainda é incerto. Mas, as empresas podem sair na frente fazendo um bom planejamento, baseado em pesquisas de mercado. Com o auxílio da AGP Pesquisas, é possível descobrir o que os clientes pensam de sua marca e/ou produto e entender quais são as intenções de compra dos consumidores.

Muito além do desemprego

O estudo ainda aponta que mesmo as pessoas que já saíram da crise, por terem regularizado suas dívidas ou conseguido uma recolocação no mercado de trabalho, mantêm características desta mudança de comportamento como a troca de marcas consumidas para baixar o custo dos produtos. Mais um desdobramento do impacto da crise no consumo.

Com a AGP Pesquisas você pode personalizar sua pesquisa de mercado, direcionando-a para diferentes tipos de público, com critérios como a classe social para descobrir como preparar o seu negócio para crescer em meio a realidade atual do Brasil.

Fonte:  Nielsen