Blog AGP Pesquisas


Digitalização de processos: como implementar novas tecnologias nas empresas?

Digitalização de processos: como implementar novas tecnologias nas empresas?

A digitalização de processos é uma etapa que precisa ser vencida agora para que a sua empresa tenha futuro em um mundo tecnológico

A palavra inovação pode até se perder diante de uma revolução tecnológica, que a cada dia imprime mais agilidade nas mudanças, tanto que muitas empresas já nem consideram mais os planejamentos feitos a longo prazo, o que manda é o curto e o médio prazo nas estratégias de negócios. A digitalização de processos é uma realidade e, mais do que isso, já estamos na era da inteligência artificial. Mas, a grande pergunta é: como a sua empresa está lidando com a tecnologia para a inovação de processos? “É muito importante que a gente desenvolva a capacidade de desaprender para aprender o novo”, comentou Marcelo Biasolli, diretor de inteligência de negócios e marketing da Seguros SURA, durante a 2ª edição do Fórum de Inovação em Procurement, realizado no início de agosto em São Paulo. Um evento que se dedicou a debater o impacto da inovação nos setores de compras e suplly chain.

Os conflitos vividos por estes setores na hora de inovar seus processos servem de exemplo para todo o mercado, o que nos leva a uma outra pergunta: os processos da sua empresa já funcionam de maneira digitalizada? Se a resposta for não, você precisa considerar essa inovação com urgência!

Diante disso, vamos para a terceira pergunta: como implementar a digitalização de processos na sua empresa? Ouvir o seu público interno é fundamental para detectar as necessidades e as pessoas-chave para auxiliar nessa transformação. Esta foi a jornada traçada na BBM Logística, para implementar um sistema de RPA. Segundo André do Prado, CEO da empresa, após ouvir todos os envolvidos na realização das atividades, os gestores construíram uma árvore de aplicabilidade para iniciar o trabalho de inovação. “É importante envolver a organização nas mudanças, mobilizar todos para trabalharem juntos”, enfatizou o executivo.

Mas, como fazer essa sondagem de maneira assertiva e profissional?

Dependendo do tamanho da empresa e da quantidade de pessoas envolvidas no processo de inovação, vale a pena contar com a ajuda de profissionais de pesquisa para entender melhor as necessidades do time e o formato ideal de implementação, que deverá viabilizar as melhorias sem trazer um impacto negativo para a operação e a equipe.

Como a área de pesquisas está acompanhando essas inovações?

A tecnologia também tem impactado o segmento de pesquisas, tanto que na AGP Pesquisas, acabamos de finalizar um case que trouxe uma série de novidades para o nosso processo de entrevistas, com o objetivo de, justamente, atender à necessidade de uma entrega mais completa e mais ágil. “Tínhamos muitos caminhos para seguir durante a pesquisa, mas optamos por, além de usar as formas tradicionais de pesquisas, como: comunidade online e painel online; conduzir alguns grupos via WhatsApp com o público-alvo do projeto”, aponta Aécio Larrubia, sócio da AGP Pesquisas.

Na prática, foram montados dois grupos e, ao longo de oito dias, algumas tarefas foram sendo distribuídas para que as pessoas envolvidas, além de responderem às perguntas, enviassem imagens, áudios e vídeos para complementar o material. “Essa experiência foi muito interessante, pois trouxe conteúdos e informações diferentes das que conseguíamos obter com outras técnicas de pesquisa”, reforça.

Mais do que entregar pesquisas de mercado, de clima e satisfação, a AGP Pesquisas está sempre disposta a oferecer a metodologia mais eficiente e ágil para lidar com o seu público e, assim, obter respostas completas para traçar um panorama adequado e propiciar a tomada de decisões. Pense bem e organize uma estratégia eficiente na hora de implementar inovações de processos na sua empresa!