Blog AGP Pesquisas


Eleições 2018: a importância das pesquisas nesse cenário

Eleições 2018: a importância das pesquisas nesse cenário

Debater sobre política é sempre polêmico, mas em ano de eleições é inevitável entrar nesse assunto

A corrida eleitoral está se aproximando e, com ela, começam as notícias sobre pesquisas eleitorais que especulam a intenção de voto nesse ou naquele possível candidato. Mas nem só de pesquisas de intenção de voto vive o período eleitoral! Esse tipo de informação é um dos que mais alcançam as massas, porém, existe toda uma engrenagem por trás de uma campanha eleitoral que nem sempre vem a público.

Mais do que pesquisas de intenção de voto, o planejamento de uma campanha eleitoral pede uma análise profunda de outras esferas da sociedade, por exemplo: a percepção dos cidadãos sobre as decisões tomadas por antecessores ou concorrentes, as necessidades prioritárias da população para que seja formulado o plano de trabalho, e até a opinião das pessoas sobre temas de apelo social para que os partidos definam qual é o melhor perfil de candidato a ser lançado.

Essas pesquisas podem ser feitas mais de uma vez para atualizar o posicionamento da população em momentos decisivos da corrida eleitoral. Afinal, pesquisas eleitorais são o melhor termômetro para avaliar o impacto de determinado anúncio, discurso ou aliança.

Olhando para o cenário político atual, em meio a processos, julgamentos e delações, como saber quais são as expectativas dos eleitores para o futuro governo, que se definirá a partir de outubro deste ano? Dentre tantos problemas, surge uma preocupação para os candidatos: como planejar uma boa campanha eleitoral?

As pesquisas políticas e eleitorais feitas pela AGP Pesquisas podem ajudar! Analisar a intenção de voto da população, saber quais são os temas mais relevantes a serem explorados e analisar as necessidades de cada região são fundamentais para elaborar o planejamento de uma campanha eleitoral.