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Hipersegmentação: tendência no varejo para melhorar o desempenho de vendas

Hipersegmentação: tendência no varejo para melhorar o desempenho de vendas

Se você é varejista e ainda não ouviu falar em hipersegmentação, redobre sua atenção para esta tendência de mercado

Aqui, no Blog da AGP Pesquisas, a gente sempre está falando sobre a relevância de conhecer o público para que as estratégias de marketing sejam mais assertivas. A novidade é que o mercado está assimilando cada vez mais este conceito. O que, honestamente, nos deixa muito felizes! Mais do que isso, no varejo já se fala em hipersegmentação. Um termo muito conhecido por quem lida com marketing digital e que começa a ser ventilado por grandes players nacionais. Segundo pesquisa realizada pela Adobe, 80% dos clientes esperam que a personalização e o relacionamento próximo com empresas se tornem um padrão no futuro. O tema também foi bastante comentado a APAS Show 2019 e deve ganhar ainda mais relevância daqui pra frente.

Em termos gerais, para falar de hipersegmentação é preciso que o planejamento de marketing da empresa considere pelo menos:

  • Geografia: a localização fixa do seu público e o quanto ele se locomove esporadicamente;
  • DNA: idade, sexo, classe social, escolaridade, características físicas e raciais;
  • Comportamento: estilo de vida, interesses, hábitos de compra…
  • Contexto social: envolvimento do público com grandes temas e oscilações de comportamento provocadas por ações externas.

 

Em e-commerces esta dinâmica já funciona. A Netshoes, por exemplo, tem uma home com inúmeras possibilidades de combinações de produtos, que mudam conforme a navegação do usuário. O grande desafio é como trazer esta inteligência paras as lojas físicas e, mais do que isso, como obter todas essas informações antes de iniciar uma campanha, lançar o produto, ou desenvolver uma ação. A resposta é só uma: invista em pesquisas. Sente com sua equipe e faça um brainstorming para alinhar quais informações você precisa saber e, diante disso, contrate profissionais especializados em pesquisa, como a equipe da AGP, para traçar um panorama do seu público almejado.

Conhecer o mercado é imprescindível para traçar metas e definir estratégias assertivas. Entender quais são as reais necessidades do seu público-alvo e atendê-lo conforme a expectativa, pode ser a solução para o crescimento da empresa. Conte com a pesquisa de mercado da AGP Pesquisas para descobrir o que os consumidores realmente desejam e alcance suas metas!