Blog AGP Pesquisas


A influência das embalagens na decisão de compra

A influência das embalagens na decisão de compra

 

Descubra como as embalagens influenciam diretamente na decisão de compra dos clientes

Você já pensou o quanto a embalagem de um produto é importante? Pode até parecer besteira, mas as embalagens influenciam diretamente na decisão de compra dos clientes.

Uma pesquisa da organização global sem fins lucrativos Two Sides, mostra a importância da embalagem na jornada de compra do consumidor. Considerando o volume de resíduos gerado pelas embalagens, a facilidade de reciclar o material e questões práticas, como facilidade de abertura e fechamento do pacote, foi constatado que em 99% dos casos, as embalagens influenciam a decisão de compra. Para 41% dos entrevistados, esta influência é frequente.

Além disso, a característica das embalagens que mais influencia as compras é prática, e não visual. Na opinião de 64% dos entrevistados, o fator mais importante é a capacidade de proteger o produto. Em segundo lugar, 52%, aparece as informações que elas trazem. Já 47% consideram importante facilidade de abertura ou fechamento da mesma.

Reciclagem e meio ambiente   

Empresas que apostam em embalagens sustentáveis, vem ganhando o mercado. Uma pesquisa realizada pela Union + Webster, aponta que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados também afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.

Isso vem de encontro com os dados levantados pela Two Sides sobre os tipos de embalagem:  quatro em cada dez entrevistados preferem o papel por considerarem que é o melhor para o meio ambiente, além de avaliarem que o material pode ser reciclado com facilidade.

Quase a metade dos entrevistados considera que a embalagem de vidro proporciona melhor proteção aos produtos (49%), é mais fácil de armazenar (35%), tem a melhor aparência (43%) e é o material mais reutilizável (47%). O levantamento revela ainda que 32% dos entrevistados apontam o plástico como o material menos amigável ao meio ambiente.

Avaliando o conceito de uma embalagem

A relevância das embalagens para a decisão de compra tem direcionado a indústria a aperfeiçoar cada vez mais os materiais que armazenam os produtos. Para descobrir se a embalagem do seu produto é vencedora, conte com uma pesquisa de conceito de embalagem da AGP Pesquisas, que apresenta uma possível embalagem para seu público-alvo e avalia quais características mais relevantes sobre ela. Assim, você descobre qual opinião sobre um produto e sua embalagem, antes mesmo de ser lançado no mercado.

Fonte: Portal no Varejo