Blog AGP Pesquisas


A nova mente do consumidor

A nova mente do consumidor

Saiba a importância de entender a transformação diária de seu pensamento e ações que os levam à compra

O último dia 14 foi marcado pelo Dia do Consumidor, intitulado de “a nova Black Friday” pelo grande número de vendas. Com as pessoas cada vez mais consumistas, é importante saber o que se passa na mente delas e o que as levam a comprar.

O cliente atual é o cliente 3.0, aquele que sabe o que quer e, ao mesmo tempo, é rodeado de fácil acesso às informações, que são atualizadas constantemente. Esse cliente também busca uma experiência única no processo de compra, por isso é importante as empresas conhecerem seus atuais consumidores e entenderem essa transformação diária de seu pensamento e ações que os levam à compra.

Entrando na mente do consumidor

O site Meio & Mensagem separou alguns pensamentos do consumidor atual. Confira!

• Posso ter várias intitulações: consumidor, cidadão, acionista, colaborador etc.
• Sou aberto à experimentação. Muitas vezes, sou infiel e entro na onda do efeito viral, mas volto para você, meu porto seguro.
• Eu me engajo em redes e comunidades para trocar informações sobre marcas, produtos, pessoas, tendências, fofocas… Quais são seus podres?
• Sou simpático ao conceito de gratuidade. Cuidado que me acostumo mal com a cauda longa. Vai perder dinheiro comigo!
• Não sou fixo a minha classe social.
• Conheço meus direitos e defendo meu ponto de vista.
• Gero mídia e conteúdo. Amplio meu poder de atuação e influência.
• Não ligo para a propaganda, porém valorizo a boa comunicação.
• Não tenho problema em elogiar, recomendar, criticar ou processar.
• Quero saber quais são seus valores e políticas, empresa. O que sua marca significa na sociedade? Preciso saber para ver se vou ser de sua comunidade, tribo ou rede.
• Digo que sou sustentável e exigirei sustentabilidade de você, mas, na verdade, preciso de um empurrãozinho.
• Exijo qualidade e uma relação valor-preço que me pareça justa.
• Interajo e exijo feedback qualificado e rápido.

Exigente, não?! No meio de tanta determinação, cabe às empresas não só descobrir o que passa na mente dos consumidores, mas também aprender a lidar e se adaptar a eles. Mas qual o ponto de partida e como conhecer os hábitos de consumo de seu público-alvo, acompanhando essa evolução?

Com os serviços da AGP Pesquisas, é possível cruzar informações e estudar as variáveis que podem influenciar no comportamento do cliente e na atração do público-alvo. Esses dados também possibilitam medir a popularidade e a imagem que sua empresa transmite para todos os públicos. Dessa forma, você conhece profundamente seu consumidor atual e entende como se posicionar.