Blog AGP Pesquisas


O Natal de 2017 será o melhor para os comerciantes do Brasil após quatro anos

O Natal de 2017 será o melhor para os comerciantes do Brasil após quatro anos

Estimativas apontam que as vendas devem crescer em 4,3%

O Natal é uma das datas comemorativas que mais movimentam as vendas no varejo brasileiro. Depois das quedas consecutivas nos últimos dois anos de crise, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê o melhor Natal dos últimos quatro anos, com um crescimento de 4,3% nas vendas.

Os fatores que contribuem para esse crescimento são diversos, como a queda da inflação e dos juros, que, nos anos anteriores, prejudicaram o poder de compra dos consumidores. Além disso, com a melhoria da economia, os clientes podem – e preferem – pagar à vista, o que pode trazer descontos maiores e, consequentemente, mais vendas.

Considerando esses aspectos, o varejo pode ficar otimista neste Natal. Contudo, para impulsionar mais ainda as vendas, principalmente as sazonais, é preciso conhecer o comportamento de seu público. Aécio Larrubia Jr., sócio-proprietário da AGP Pesquisas, afirma que um planejamento estratégico faz toda a diferença nos negócios. “Com isso, é possível entender as necessidades de seu negócio e associá-las à metodologia adequada. Assim, você ganha mais segurança para a tomada de decisão na empresa.”

Movimentando a economia

Como é de costume, nas datas sazonais, as contratações temporárias crescem disparadamente. Para o Natal deste ano, a previsão de crescimento da geração de vagas temporárias no comércio é de 9,6% em relação ao ano passado. Ainda segundo a CNC, 73,1 mil vagas temporárias serão fornecidas, o que vai movimentar ainda mais a economia, já que, com dinheiro no bolso, a classe dos trabalhadores temporários também ganha poder de comprar e passa a consumir no Natal.

Quer se preparar para o próximo Natal? Conte com o auxílio de um dos produtos da AGP Pesquisas e tenha acesso às informações necessárias para alavancar ainda mais as vendas.