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Omnishopper: você entende bem esse consumidor?

Omnishopper: você entende bem esse consumidor?

As compras online já são uma realidade no Brasil, com R$44,4 bilhões em vendas em 2016, o crescimento desse mercado foi de 7,4%. Porém, a compra não se restringe ao mundo digital, o que faz com que o varejo, cada vez mais, se dedique a atuar de forma combinada entre seus diversos canais de vendas. Isso é a venda Omnichannel, onde todos os pontos de contato da marca com seu cliente estão integrados e atualizados. Uma tendência que cresce cada vez mais no País.

O consumidor já possui esse comportamento, por isso é tão importante entender como eles se comportam no momento de decisão de compra para estar mais conectado a eles e se diferenciar.

Veja abaixo alguns dos principais resultados obtidos na pesquisa realizada pela AGP em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo:

  • Comodidade e melhores ofertas são os principais motivadores das compras online
  • A percepção dos compradores é de que a loja online é mais barata
  • Apesar de serem práticos, os aplicativos e as redes sociais ainda não são muito explorados: 40% das pessoas nunca compraram por esses meios
  • Integração dos canais de venda é fundamental: clientes valorizam a possibilidade de trocar na loja física, comprar online e retirar na loja, e consultar o estoque das lojas via app
  • As principais alavancas para aumento de compra são frete grátis, ou mais barato, e melhores prazos de entrega
  • Geração X é um dos grandes motores desse crescimento nas vendas
  • Principais produtos comprados: Eletrônicos e Eletrodomésticos, seguidos por Roupas, Calçados e Acessórios, além de Livros e Revistas
  • Uma grande parte dos entrevistados ainda sente falta de segurança e clareza na hora de comprar, principalmente na população 65+
  • O principal meio de pagamento é o cartão de crédito, usado em quase 60% das compras. Boleto Bancário vem em seguida, com 31%
  • O atendimento eficiente em todos os canais de vendas é grande diferencial para a fidelização de clientes
  • É preciso complementar o atendimento: consumidor valoriza atendimento pessoal, mas gosta da praticidade digital

Clique aqui para ver a pesquisa completa e conheça melhor o Omnishopper.

Prepare sua empresa para atingir as expectativas de exigente público.