Blog AGP Pesquisas


Pesquisas de mercado e pesquisas de satisfação: a importância delas para os negócios

Pesquisas de mercado e pesquisas de satisfação: a importância delas para os negócios

Saiba como as pesquisas de mercado e de satisfação dos clientes podem ajudar a fortalecer sua rede de negócios

Conhecer o comportamento do público ainda é o melhor ponto de partida para traçar estratégias de crescimento e fidelização em qualquer empresa. Assim como entender o movimento do mercado é fundamental para colocar essas estratégias em prática. Tendo essas duas premissas como base, é que a rede de lavanderias 5àsec mantém uma rotina de pesquisas de satisfação e de mercado para endossar seu posicionamento de marca. “Nós, da 5àsec, somos clientes da AGP já há alguns anos. Temos desenvolvido pesquisas de mercado para entendermos melhor nossos consumidores, seus perfis, hábitos e, com base nessas informações, definir as melhores estratégias para melhor atendê-los”, afirma Fábio Roth, CEO da empresa. Ele explica que essa política vem ao encontro da missão de facilitar o dia a dia dos clientes. Uma das premissas seguidas pela rede. “Nada melhor do que conhecer o mercado e identificar as melhores oportunidades”, completa.

Por dentro da metodologia

Para reunir o máximo possível de amostragem e entender os hábitos de consumo do público com o objetivo de ter mais assertividade nas ações, utilizamos diversas metodologias de pesquisa. Uma delas é a entrevista face a face, que pode ser feita em diversas localidades. Já na pesquisa por telefone, contamos com uma central de telefonia própria, onde nossos entrevistadores são treinados para interagir com os mais variados perfis de público, gerando assim mais resultados para a empresa contratante.

Outro tipo de ação fundamental para fortalecer uma rede de franquias é investir no franqueado. Para isso, existe a pesquisa de clima e satisfação interna, que é feita com os próprios franqueados a fim de detectar a opinião deles sobre os serviços oferecidos pela franqueadora. A rede 5àsec também implementou esse tipo de pesquisa para melhorar a credibilidade entre os franqueados. “Também utilizamos a AGP para pesquisa com a nossa rede de franquias a fim de identificarmos o nível de satisfação e, com base nisso, estabelecermos as prioridades para buscar a melhoria contínua de nossos serviços e produtos, dessa vez focados em nosso cliente interno”, explica Roth.  Ele reforça que ouvir e ter a rede próxima é fundamental para criar cada vez mais sinergia.  “E a AGP tem sido importante para nos ajudar a mapear todos esses cenários”, acrescenta Fábio Roth.