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Planejamento para 2020: de olho no calendário sazonal para preencher o planning

Planejamento para 2020: de olho no calendário sazonal para preencher o planning

Confira como foram as vendas do varejo neste ano e veja como utilizar a sazonalidade a seu favor ao definir o planejamento para 2020

O ano está chegando ao fim e nas empresas já começam as conversas sobre o planejamento para 2020. Principalmente, para quem trabalha na área de marketing, que precisa fechar o calendário de ações e distribuir o budget para que elas sejam executadas no próximo ano.

Mas, antes de estabelecer os projetos do ano seguinte é fundamental analisar como foi o aproveitamento das ações em 2019. Para te ajudar nesta missão, a AGP Pesquisas reuniu os dados de balanço das principais datas do varejo deste ano, assim você fica sabendo como foram as vendas e aquece as turbinas para 2020.

Páscoa

A Páscoa trouxe um saldo positivo para o varejo, pois de acordo com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), na semana anterior à Páscoa, as vendas à prazo registraram um crescimento de 1,29%. Enquanto no mesmo período em 2018, foi registrada uma retração de 0,34% seguindo a mesma base de comparação.

Dia das Mães

Menor do que a expectativa do mercado para a data, mas ainda assim com um saldo positivo, o Dia das Mães de 2019 registrou um crescimento de 1,7% nas vendas em relação a 2018. Foi o que apontou o levantamento nacional feito pela Boa Vista.

Dia dos Namorados

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados registou um crescimento abaixo da expectativa dos varejistas. Levantamento feito pela Boa Vista com abrangência nacional mostrou que, em 2019, as vendas do comércio cresceram 1,4% em relação a 2018.

Dia dos Pais

De olho nos números que já apresentamos acima, uma tendência segue confirmada para o ano que vem: as mulheres são o maior foco em termos de grupo de consumo. Isso porque as vendas sazonais mais tímidas do ano são as relacionadas aos homens, como o Dia dos Pais, que, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, teve um aumento de apenas 1,2% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Dia das Crianças

A data foi a campeã de vendas em 2019! Registrando, de acordo com a Boa Vista e o Serasa Experian, uma alta de 3,1% em relação ao ano passado. O aumento ainda foi maior do que o observado em 2018, quando as vendas para a data cresceram 2,2% na comparação com 2017.


Black Friday

A expectativa é grande! Pesquisa feita pelo Google mostrou que 76% dos consumidores entendem que o período de promoções não dura só entre a noite de quinta-feira e a sexta-feira da última semana de novembro. E revelou que a tendência de compras é multicanal. Vamos aguardar o dia 29 de novembro para ver como se comporta o varejo nesta Black Friday 2019!

Black Friday 2018: expectativa x realidade