Blog AGP Pesquisas


Saiba se seu produto fará sucesso antes mesmo do lançamento!

Saiba se seu produto fará sucesso antes mesmo do lançamento!

Já pensou como seria saber se um produto será bem aceito pelos consumidores, antes mesmo dele ser lançado?

 

Implementar um produto novo no mercado ou fazer alterações em um produto já existente é uma tarefa arriscada. Fazer um bom planejamento estratégico é essencial! Questões logísticas, distribuição, publicidade e marketing para o lançamento são alguns pontos a considerar nesta etapa. Agora, quer saber como facilitar todo este processo? A dica da AGP Pesquisas é a contratação de uma pesquisa antes de tomar estas decisões.

Com o teste de conceito de produto da AGP Pesquisas, você consegue avaliar o potencial de mercado e aceitação de uma ideia de produto, antes mesmo de seu desenvolvimento ou lançamento, o que possibilita fazer as adaptações necessárias para garantir o sucesso de vendas.

Este tipo de pesquisa traz diversas vantagens em termos de assertividade das ações. Com ela é possível perceber quais são as reais necessidades do público e ajustar as ideias para atendê-los satisfatoriamente. Além de funcionalidade e satisfação sobre seu produto, com uma  pesquisa teste de conceito de produto, você também consegue responder perguntas sobre embalagem, preço e muitos outros aspectos.

Metodologia

O teste de conceito é feito com uma amostra de pessoas que faça parte do seu público-alvo, para avaliar os diversos pontos do produto. A AGP utiliza um Home Use Test (HUT), onde o novo produto é disponibilizado por algum tempo para que as pessoas o testem, avaliem e digam suas reações em relação ao produto.

“Nas pesquisas que fizemos utilizando esta metodologia o resultado qualitativo obtido foi muito importante, pois o usuário final do produto pediu ajustes na embalagem (para facilitar o uso) e na receita (para melhorar o sabor dos produtos). Foi muito melhor para os nossos clientes descobrir isso através desta pesquisa do que colocar o produto direto no mercado. A velocidade de reação para corrigir este tipo de problema é lenta, levando de 6 meses até 1 ano, o que é tempo demais e traz muito prejuízo para a indústria de alimentos”, comenta Antonio Perina, sócio da AGP Pesquisas.

Assim, você consegue fazer um lançamento com mais confiança, sabendo que terá aceitação no mercado.